Nossa solução de Detecção de Acidentes & Alertas utiliza um acelerômetro interno de alta qualidade nos rastreadores GPS da Ruptela para garantir monitoramento rápido e confiável em diferentes tipos de operação:
Um acelerômetro multieixos monitora aceleração em todas as direções e registra eventos quando os limites são excedidos, garantindo identificação precisa de colisões ou impactos fortes.
Identifica instantaneamente situações perigosas de capotamento, enviando alertas críticos de segurança em ambientes de alto risco.
Detecta quando um veículo parado é movimentado sem ignição e envia imediatamente uma notificação ao servidor. Isso ajuda motoristas e gestores a reagirem rapidamente a reboques não autorizados e a evitar perdas ou danos adicionais.
Detecta eventos severos, como impactos em meio-fio ou vibrações fortes, auxiliando na melhoria da segurança e do desempenho dos motoristas.
Envia notificações imediatas via GPRS ou SMS no momento em que ocorre um acidente ou capotamento.
Hardware compacto e plug-and-play reduz o tempo de inatividade e acelera a implantação.
Os dispositivos podem ser atualizados ou ajustados remotamente para manter o desempenho ideal.
Entender exatamente o que acontece no momento de uma colisão exige detecção precisa em tempo real. O rastreador GPS da Ruptela mede continuamente os padrões de aceleração e identifica mudanças anormais de força que podem indicar colisões ou capotamentos. Com notificações instantâneas, operadores podem reagir mais rapidamente, acionar ajuda e verificar remotamente a condição do veículo. Isso garante que cada ocorrência seja respaldada por dados técnicos confiáveis para análises posteriores, reduz impactos operacionais e melhora a resposta a incidentes.
O sistema de detecção de acidentes da Ruptela baseia-se no acelerômetro integrado do dispositivo de rastreamento, que mede continuamente a aceleração em múltiplos eixos para identificar padrões de movimento incomuns. Quando os limites predefinidos para impacto ou inclinação são ultrapassados, o dispositivo automaticamente:
Não é necessária nenhuma ação do motorista nem relatórios manuais. Tudo é processado pelo hardware em tempo real.
Com a detecção e os alertas em tempo real, as empresas conseguem tomar decisões mais rápidas e prestar assistência imediata ao veículo afetado. Os rastreadores GPS da Ruptela fornecem dados confiáveis para avaliar a gravidade do impacto, planejar suporte e reduzir o tempo de inatividade. Além disso, alertas precisos ajudam a identificar padrões de risco, melhorar programas de segurança do motorista e reduzir custos operacionais. Essa abordagem automatizada assegura protocolos de resposta consistentes e fortalece a gestão da segurança da frota como um todo.
Os alertas são gerados e transmitidos instantaneamente após a detecção de um evento crítico pelo dispositivo.
O dispositivo armazena os dados do evento localmente e os envia automaticamente assim que a conexão de rede é restabelecida.
Os dados são salvos no dispositivo e transferidos de forma segura para a plataforma de gestão de frotas para armazenamento de longo prazo.
Todos os dados coletados pelos rastreadores GPS da Ruptela são transmitidos com criptografia TLS v1.2 de ponta a ponta e entregues com segurança ao servidor da plataforma de frota escolhida.
Sim. Os registros de eventos, timestamps e dados dos sensores podem apoiar sinistros de seguro e documentação regulatória.
Sim. Cada dispositivo opera de forma independente e gera alertas separados para cada veículo envolvido.
Sim. Os dados históricos podem ser analisados para identificar recorrências, avaliar níveis de risco e aprimorar programas de segurança dos motoristas.